Líder Positivo

Lider e equipe

Uma das muitas definições que existem sobre liderança a descreve como a “capacidade de comandar outras pessoas, atraindo seguidores e influenciando positivamente seu comportamento”.

Um bom líder inspira porque é capaz de estar ao lado do seu liderado quando necessário. Ele sabe identificar quando é preciso colocar a mão na massa, quando sua equipe precisa de um momento de descanso, quando precisa de informações, quando está no limite. Mais do que comandar, esse líder consegue mostrar a equipe como e por que fazer uma tarefa. Ele exige resultados mas avalia as condições em que eles são produzidos e entregues.

Não se trata apenas do senso comum de que funcionário é gente. Esse líder de fato enxerga seus liderados como pessoas que possuem histórias, valores, desafios pessoais, problemas e que, por isso mesmo, precisam ser comandados com justiça e, tratar com justiça, não significa tratamento igual, como é comum pensarmos. Tratar com justiça é olhar para cada membro da equipe enxergando suas falhas, seus pontos de melhoria, mas também suas qualidades, levando em conta sua trajetória pessoal e profissional.

É comum, por exemplo, criticarmos um colaborador que possui problemas de comunicação e relacionamento embora seja eficiente. Mas para fazer diferença temos que ser capazes de conversar abertamente com esse liderado sobre a imagem que ele está construindo nos outros membros da equipe, falar abertamente do comportamento que todos reprovam e, principalmente, apontar caminhos para melhorar e oferecer  ajuda para que ele tenha a oportunidade de mudar.

Isso não é fácil, pois precisamos entender seu ponto de vista, entender o que o faz agir dessa maneira, sair da zona de conforto. Dá trabalho, exige dedicação. Longe de criticar temos de considerar que, excluindo aqueles que apresentam desvios de caráter, a maioria de nós só está tentando fazer o melhor que pode. Cada um busca fazer aquilo que acredita que é o correto, cada um de nós busca realizar seus objetivos, cada um de nós busca realização.

Liderança exige esforço, foco, acompanhamento, tempo. Mas acima de tudo: é preciso empatia e respeito para com o liderado.

Um líder positivo é capaz de construir um time poderoso e altamente motivado e engajado, pois gera um ambiente de transparência e confiança que deixa os membros da equipe sempre a par do que acontece ao seu redor.

Além disso, a liderança positiva foca nas soluções ao invés dos problemas. Quando ocorre um erro, ao invés de buscar um bode expiatório, o líder positivo faz a equipe reconhecer que há um problema a ser resolvido e discute com ela quais alternativas existem para a solução, acompanha o andamento e mede os resultados da ação.

Ele ajuda o time a aprender e se desenvolver com os problemas, erros e desafios que acontecem no dia-a-dia. Dessa forma, ele apóia o aperfeiçoamento de competências e potenciais específicos de cada colaborador, o que contribui para a manutenção do engajamento.

Mônica Cavalcanti
Mônica Cavalcanti
Sou formada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Pós Graduada em Gestão Estratégica de RH pela Universidade Estácio de Sá atuando há mais de dez anos em cargo de gestão na Área de RH em empresas de médio e grande porte do varejo, indústria e de serviços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *