O que as Forças de Caráter têm a ver com Liderança?

O que as Forças de Caráter têm a ver com Liderança?

Desde 2001 a VIA ® Institute, uma organização sem fins lucrativos dedicada ao estudo das Forças de Caráter, vem realizando a Pesquisa VIA, gratuitamente, em todo o mundo.  Mais de 1,3 milhões de pessoas em mais de 40 países e 17 idiomas responderam a esse questionário. Mas qual a importância desta ferramenta sobre as forças e qual relação elas possuem com a liderança?

Como parte de uma intenção de desenvolvimento contínuo, esta avaliação ajuda a identificar o que há de melhor em cada indivíduo. Dentre as 24 Forças de Caráter descritas por Martin Seligman, existem 5 que se destacam como sendo essenciais para uma Liderança Positiva e Eficaz: Coragem, Generosidade, Integridade, Justiça e Humildade.

A Coragem é a força que leva alguém a não se intimidar diante de alguma ameaça, desafio, dificuldade ou dor. Essa força pode se manifestar para dentro ou para fora, pois é composta de cognições, emoções, motivações e decisões que fazem com que  o indivíduo consiga superar as reações naturais ao medo (resposta de fuga), enfrentando a situação assustadora.

As pessoas esperam para ver se um líder é corajoso antes de o seguirem. As pessoas precisam de líderes corajosos. Precisam de alguém que é capaz de tomar decisões difíceis e cuidar do bem-estar do grupo. Precisam de um líder que aguenta ficar até o fim quando surgem problemas. As pessoas tendem a mostrar mais coragem quando seus líderes são corajosos. Para um líder corajoso, a adversidade é um desafio que ele gosta de enfrentar.

A Generosidade é a força que leva um indivíduo a nunca estar ocupado demais para ajudar alguém. Inclui cuidado, compaixão e delicadeza para com os outros, e descreve a tendência dominante de ser bom para outras pessoas, de ser interessado em seu bem estar.

Os líderes positivos são generosos. Eles compartilham o crédito e gostam de elogiar. Possuem um compromisso com o sucesso de seus seguidores, além do seu próprio sucesso. Querem inspirar todos seus empregados para o melhor desempenho pessoal possível, não só para tornar a equipe mais eficaz, mas porque se importam com cada pessoa como um indivíduo.

A Integridade é a força que leva o indivíduo a viver a sua vida de uma forma genuína e autêntica. Isso inclui assumir responsabilidade por sentimentos e ações e a apresentação genuína de si próprio a outros, bem como o sentido interno de que se é um ser moralmente coerente, ou seja, uma pessoa verdadeira consigo mesmo e com os outros. A Integridade ou Autenticidade se refere à honestidade em todas as situações, não somente o que você diz e faz, mas também quando se trata de quem você é.

Os líderes positivos são transparentes e diretos. Não são perfeitos, mas ganham o respeito das pessoas porque cumprem com suas promessas e agem como falam. Seus seguidores não precisam perder tempo tentando entender quem eles são ou se possuem segundas intenções.

A Justiça é a orça que leva o indivíduo a não deixar seus sentimentos pessoais atrapalharem suas decisões sobre outras pessoas, ou seja, o leva a tratar as pessoas de forma justa.

Os líderes positivos não tratam as pessoas como eles gostaria de ser tratados. Eles levam a regra de ouro (tratar o outro como gostaria de ser tratado) um passo à frente, tratando cada pessoa como ela gostaria de ser tratada. Os líderes positivos aprendem o que motiva cada pessoa, reconhecendo suas necessidades em cada momento e adaptando seu estilo de liderança de acordo.

A Humildade leva o indivíduo a reconhecer seus erros e imperfeições. São pessoas que não atribuem crédito exagerado a suas realizações.Refere-se à consciência da pessoa de que ela não é o centro do universo

Os líderes positivos são humildes. Eles não permitem que sua posição de autoridade os façam pensar que são superiores às outras pessoas. Portanto, não têm medo do trabalho difícil, de sujar as mãos quando é preciso. E não pedem para seus subordinados fazer algo que eles próprios não estariam dispostos a fazer.

Essas características são essenciais para um líder que deseja ser eficaz e ter um verdadeiro alinhamento com sua equipe, trazendo para a organização em que atua, os benefícios do autentico engajamento e comprometimento.

Para descobrir quais são suas forças de assinatura clique aqui.

Mônica Cavalcanti
Mônica Cavalcanti
Sou formada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Pós Graduada em Gestão Estratégica de RH pela Universidade Estácio de Sá atuando há mais de dez anos em cargo de gestão na Área de RH em empresas de médio e grande porte do varejo, indústria e de serviços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *