Quebre a Rotina

Normalmente publico textos autorais, mas desta vez reproduzo na íntegra um texto extraído do livro “Transforme seu Emprego no Melhor Trabalho do Mundo” de autoria de Lilit Marcus, editado no Brasil pela Editora Gente. Nesse texto, a autora mostra como é importante cuidar da sua vida pessoal e da necessidade de focar em outros aspectos da sua vida para conseguir enxergar o que precisa mudar no seu comportamento, inclusive no trabalho.

“Isso provavelmente vai soar como uma ideia terrível, mas leia com atenção: pode ser legal você começar a acordar mais cedo. Eu também não sou uma pessoa matinal. Mas, quando a gente entra na rotina do emprego, fica muito fácil dividir a vida apenas em duas partes – trabalho e não trabalho. Uma vez que isso acontece, você se torna realmente previsível – come a mesma comida todos os dias no café da manhã, ao chegar no escritório cumpre religiosamente o ritual de tirar o casaco, tomar café e ligar o computador, além de assistir aos mesmos programas de televisão quando volta à noite para casa. Quanto mais monótonos seus dias se tornam, mais você cai na rotina e, quando cai na rotina, torna-se mais difícil reconhecer os padrões de comportamento perigosos ou pouco saudáveis. Uma maneira simples de quebrar a rotina é, sim, acordar mais cedo.

Pense nisso: quando você consegue fazer coisas legais para si mesmo antes de ir trabalhar, depois trabalha e sai do escritório para fazer mais coisas legais para você mesmo, conseguiu dividir sua vida em três partes, em vez de apenas duas. Mesmo que essa não seja uma grande mudança, vai ajudá-lo a perceber que o trabalho é um componente da sua vida e não a sua vida inteira.

Faça exercícios, passeie mais tempo com seu cachorro, veja algo na tevê logo cedo, faça um café da manhã saudável, lave alguns daqueles pratos que você deixou sujo ontem à noite porque estava cansado, acesse um site de notícias (…) – basicamente, faça algo que se sinta bem para começar o dia e que não tenha nada a ver com trabalho.”

Mônica Cavalcanti
Mônica Cavalcanti
Sou formada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Pós Graduada em Gestão Estratégica de RH pela Universidade Estácio de Sá atuando há mais de dez anos em cargo de gestão na Área de RH em empresas de médio e grande porte do varejo, indústria e de serviços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *